Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado
O projeto vincula-se ao Observatório da Educação (OBEDUC). Busca aprofundar estudos em torno de práticas pedagógicas inovadoras e alternativas de formação dos jovens trabalhadores, ampliando o reconhecimento de ações formativas que se constroem como projetos alternativos pedagogicamente eficientes e politicamente engajados. Focaremos, em particular, nas escolas vinculadas ao Pro EMI e naquelas que assumiram o desafio de construção do Ensino Médio Integrado e teremos como referência os indicadores do IDEB os referenciais teóricos articulados à Pedagogia Histórico-Crítica.Articulando-se diretamente a este objetivo, pretende-se também analisar as concepções que os jovens matriculados no ensino médio têm sobre a escola em relação ao seu presente e seu futuro, enquanto trabalhadores. Espera-se também, ao longo da investigação usar o banco de dados do INEP. A proposta envolve bolsistas de mestrado e doutorado com temáticas da pesquisa relacionada diretamente aos objetivos deste Observatório e que estejam vinculados em um dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPE, UFPA e UFMG); os bolsistas de graduação regularmente matriculados em um curso de licenciaturas; os docentes da educação básica e professores que atuam em escolas públicas de ensino médio, priorizando-se aqueles vinculados a escolas que ofertam o ensino integrado e se comprometam em desenvolver uma proposta inovadora de ensino/aprendizagem na sua área de ensino.
Período: 2013 – 2017
Financiamento: CAPES
EQUIPE DE TRABALHO
COORDENAÇÃO:
Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)
Prof. Dr. Ramon de Oliveira (UFPE)
Prof. Dr. Fernando Selmar Rocha Fidalgo (UFMG)
BOLSISTAS DE INICAÇÃO CIENTÍFICA
João Paulo (Aluno de doutorado/PPGED/UFPA)
Wanda (Aluna de mestrado/PPGED/UFPA)
Ana Maria Raiol da Costa (Professor da Educação Básica, SEDUC/PA)
Bárbara Lorena C. Valois (Aluna de Graduação/ICED/UFPA)
Lorena Teixeira da Silva (Aluna de Graduação/ICED/UFPA)
Michele Ferreira Coimbra (Aluna de Graduação/ICED/UFPA)
Pâmella Almeida Chagas (Aluna de Graduação/ICED/UFPA)
Deylan Carlos de S. Nascimento (UEPA/CAMPUS IGARAPÉ AÇU/PA)
Luana Rodrigues Carneiro (UFPA/ CAMPUS CAMETÁ/PA)
PROJETO