Pesquisas em Andamento

Avaliação da Qualidade de Lanchas Escolares do Governo Federal – Lanchas Escolares no Pará e no Amazonas – Na Visão dos Sujeitos Envolvidos

COORDENADOR GERAL: Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo

INSTITUIÇÃO EXECUTORA: Universidade Federal do Pará / Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa / Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação

FINANCIAMENTO: FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Ministério da Educação / Governo Federal

PERÍODO DE EXECUÇÃO: 01/09 a 30/12/2015

EQUIPE DE PESQUISA:

Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo – Coordenador – UFPA

Prof. MsC. Egídio Martins

Prof.ª MsC. Luciane Teixeira da Silva

Graduanda Verena Cristina Monteiro Moraes

RELATÓRIO

Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado

O projeto vincula-se ao Observatório da Educação (OBEDUC). Busca aprofundar estudos em torno de práticas pedagógicas inovadoras e alternativas de formação dos jovens trabalhadores, ampliando o reconhecimento de ações formativas que se constroem como projetos alternativos pedagogicamente eficientes e politicamente engajados. Focaremos, em particular, nas escolas vinculadas ao Pro EMI e naquelas que assumiram o desafio de construção do Ensino Médio Integrado e teremos como referência os indicadores do IDEB os referenciais teóricos articulados à Pedagogia Histórico-Crítica.Articulando-se diretamente a este objetivo, pretende-se também analisar as concepções que os jovens matriculados no ensino médio têm sobre a escola em relação ao seu presente e seu futuro, enquanto trabalhadores. Espera-se também, ao longo da investigação usar o banco de dados do INEP. A proposta envolve bolsistas de mestrado e doutorado com temáticas da pesquisa relacionada diretamente aos objetivos deste Observatório e que estejam vinculados em um dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPE, UFPA e UFMG); os bolsistas de graduação regularmente matriculados em um curso de licenciaturas; os docentes da educação básica e professores que atuam em escolas públicas de ensino médio, priorizando-se aqueles vinculados a escolas que ofertam o ensino integrado e se comprometam em desenvolver uma proposta inovadora de ensino/aprendizagem na sua área de ensino.

Período: 2013 – 2017

Financiamento: CAPES

EQUIPE DE TRABALHO

COORDENAÇÃO:

Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)

Prof. Dr. Ramon de Oliveira (UFPE)

Prof. Dr. Fernando Selmar Rocha Fidalgo (UFMG)

BOLSISTAS DE INICAÇÃO CIENTÍFICA 

João Paulo (Aluno de doutorado/PPGED/UFPA)

Wanda (Aluna de mestrado/PPGED/UFPA)

Ana Maria Raiol da Costa (Professor da Educação Básica, SEDUC/PA)

Bárbara Lorena C. Valois (Aluna de Graduação/ICED/UFPA)

Lorena Teixeira da Silva (Aluna de Graduação/ICED/UFPA)

Michele Ferreira Coimbra (Aluna de Graduação/ICED/UFPA)

Pâmella Almeida Chagas (Aluna de Graduação/ICED/UFPA)

Deylan Carlos de S. Nascimento (UEPA/CAMPUS IGARAPÉ AÇU/PA)

Luana Rodrigues Carneiro (UFPA/ CAMPUS CAMETÁ/PA)

PROJETO

Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado

A presente proposta dá continuidade ao Laboratório em Rede de Políticas e Práticas de Formação do Trabalhador – Laborar, financiado com recursos do PROCAD-CAPES, com finalização em dezembro do corrente ano, que tinha as práticas pedagógicas contahegemônicas como foco. Consideramos que a elevação da qualidade da educação básica em geral e do ensino médio em particular é um desafio de toda a sociedade. Várias foram as estratégias oficiais implementadas na última década com este fim, entre elas destacamos a criação do IDEB – Indice de Desenvolvimento da Educação Básica e o Programa Ensino médio Inovador. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído em 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio (MEC, 2012).

Por meio da presente proposta buscamos aprofundar os estudos em torno de práticas pedagógicas de formação dos jovens/trabalhadores, ampliando o reconhecimento de ações formativas que se constroem como projetos alternativos, buscando identificar os elementos que a potencializam como projeto pedagogicamente eficientes e politicamente engajados. Focaremos, em particular, nas escolas vinculadas ao ProEMI e naquelas que assumiram o desafio de construção do ensino médio integrado e teremos como referência os indicadores do IDEB e as indicações teóricas articuladas à Pedagogia Histórico-Crítica. Neste sentido este projeto objetiva identificar e analisar práticas pedagógicas inovadoras e alternativas de formação dos trabalhadores. Articulando-se diretamente a este objetivo, pretende-se também analisar as concepções que os jovens matriculados no ensino médio têm sobre a escola em relação ao seu presente e seu futuro, enquanto trabalhadores. Espera-se também, ao longo da investigação usar o banco de dados do INEP.

A pesquisa visa aprofundar os estudos em torno de práticas pedagógicas de formação de trabalhadores, ampliando o reconhecimento de ações formativas que se constroem como projetos inovadores, buscando identificar os elementos que a potencializam como projeto pedagogicamente eficientes e politicamente engajados. Os jovens de 15 a 24 anos representam no Brasil um contingente populacional de mais de 33 milhões de pessoas. Deste grupo, cerca de 23 milhões (69%) fazem parte da população economicamente ativa (DIEESE, 2011). Ou seja, estão trabalhando ou estão em situação de desemprego. Pensar que a categoria trabalho é o elemento estruturante da escola desde o ensino fundamental (SAVIANI, 1987),não significa de forma alguma dever a mesma ser considerada apenas na perspectiva de formação de sujeitos para o mercado de trabalho. Embora as condições econômicas e uma certa cultura determine a entrada dos jovens no mercado de trabalho, entendemos que essa aproximação ocorre de forma precoce e em condições precárias. Na prática, a própria possibilidade de muitos jovens viverem a condição juvenil é determinada pela entrada precoce no mercado de trabalho (DAYRELL, 2007). Mesmo reconhecendo a importância da formação profissional para aqueles que necessitam de uma formação profissional precoce, não podemos esquecer que Arroyo (2002) destaca o quanto dois projetos vêm disputando a formação desses sujeitos. Um, fundado na perspectiva da classe detentora dos meios e instrumentos produção e outro, atento aos interesses da classe detentora da força de trabalho. Nessa perspectiva, o interesse em estudar as práticas formativas atenta aos interesses dos jovens trabalhadores por uma educação de qualidade, bem como ao potencial inovador das práticas pedagógicas implementadas nas escolas vinculadas ao ProEMI.

Financiador: CAPES (bolsas e auxílio financeiro).

Equipe envolvida:

DOUTORES
Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)
Prof. Dr. Ramon de Oliveira (UFPE)
Prof. Dr. Fernando Selmar Rocha Fidalgo (UFMG)
DOUTORANDOS
Fabiana Sabará Dias (UFMG)
João Paulo da Conceição Alves (UFPA)
João Batista do Carmo Silva (UFPA)
MESTRANDOS
Pedro Ladinilson do Rosário Pantoja (UFPA)
Giselle Cristina Rodrigues (UFMG)
Marcela Rosa de Lima Machado (UFMG)
Wanda Mara Meguins Matos (UFPA)
PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Maria Raiol da Costa (UFPA)
Filipe Rezende Silva (UFMG)
GRADUANDOS
Esmeralda de Oliveira Vieira (UFMG)
Izabela Rodrigues Dias (UFMG)
Jéssica Sapore de Aguiar (UFMG)
João Vítor de Oliveira Senna (UFMG)
Yara Elizabeth Alves (UFMG)
Deylan Carlos de Souza Nascimento (UFPA)
Luana Rodrigues Carneiro (UFPA)
Lorena Teixeira da Silva (UFPA)
Sandra Ferreira de Lima (UFPE)
Andre Benedito Graciano (UFPE)
Gracielle Henrique da Silva (UFPE)
Antonietta David do Amaral Canario (UFPE)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES REFERENCIADAS EM PROJETOS CONTRA-HEGEMÔNICOS

EQUIPE DE TRABALHO

Coordenador
Ronald o  Marcos  de  Lima  Araujo –  GEPTE –  Grupo  de  Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da Universidade Federal  do Pará

Pesquisadores
Profº Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA-ICED)
Profº Dr. Gilmar Pereira da Silva (UFPA-Campus Cametá)
Profª Drª Elinilze Guedes Teodoro (IFPA)
Profº Dr. José Bittencourt da Silva (UFPA-ICED)
Profº Dr. Genylton Odilon Rego da Rocha (UFPA-ICED)
Profº Dr. Justino de Sousa Junior (UFC)
Profº Msc. Rozinaldo Ribeiro da Silva (UFPA-Campus Altamira)

Doutorandos 
Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA)
Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo (UFPA)
Ana Paula Vieira e Souza (UFPA)
João Paulo da Conceição Alves (UFPA)

Mestrandos 
Adriane Suely Rodrigues do Nascimento João Paulo da Conceição Alves
(UFPA)
Ana Maria Raiol da Costa (UFPA)
Fred Junior Costa Alfaia (UFPA)
Janete Benjamin (UFPA)
Jaqueline do Nascimento Rodrigues (UFPA)
José Domingos Fernandes Barra (UFPA/PPGED)
Manuela Tavares Santos (UFPA)
Riane Conceição Ferreira Freitas (UFPA)
Rosangela Mendes Costa (UFPA)
Sonia Maria Campelo de Figueiredo (UFPA)
Vitor Cunha Nery (UEPA)

Bolsistas de iniciação científica 
Fernanda Silva de Almeida (UFPA-ICED)
Luana Dantas Pereira (UFPA-ICED)
Eliel do Carmo Pompeu (UFPA-Campus Cametá)
Elisangela Valente  da Soledade (UFPA-Campus Cametá)

LABORAR – LABORATÓRIO EM REDE DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR

Ementa: Este é um projeto de pesquisa que integra pesquisadores dos Grupos de Pesquisas vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades Federais de Minas Gerais, do Pará e de Pernambuco. Seu objetivo central é fortalecer e consolidar atividades de pesquisa desenvolvidas hoje no interior das unidades executoras, utilizando como estratégia ações integradoras com grupos de trajetórias e experiência reconhecida, localizados em programas específicos de pós-graduação em educação. Com financiamento da CAPES (PROCAD) O Projeto Laboratório em Rede de Políticas e Práticas de Formação do Trabalhador (Laborar) agrega um conjunto de pesquisadores da área de trabalho e educação, alguns com larga experiência e pesquisas já desenvolvidas e em desenvolvimento no interior das instituições cooperantes e visa acompanhar, sistematizar e analisar políticas e práticas de Educação Profissional nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país e, por extensão, a produção teórica na área de trabalho e educação. Esse conjunto de pesquisas existente e o acúmulo dos grupos de pesquisas na área de trabalho e educação aos quais estão vinculados os pesquisadores é o ponto de partida da proposta, o eixo que deve integrar e nortear todas as atividades a serem executadas. A articulação entre projetos dos professores dos programas de pós-graduação das instituições cooperantes é o mote para a consecução de toda a proposta. Com vistas à operacionalização dessa articulação serão desenvolvidas estratégias de trabalho capazes de assegurar o contato e a troca de experiências entre os pesquisadores .

Período: 2008-2012

Financiamento: CAPES

Equipe envolvida (UFPA):

GEPTE:
Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo – UFPA (Coordenador)
Prof. Dr. Gilmar Pereira – UFPA
Prof. Msc. Doriedson do Socorro Rodrigues (doutorando 2008 – UFPA)
Profª Msc. Elinilze Guedes Teodoro (doutoranda 2007 – PUC/RJ)
Profª Esp. Adriana Maria Sousa Porto (mestranda 2009 – UFPA)
Profª Esp. Ana Cristina de Moraes (mestranda 2009 – UFPA)
Profª Esp. Deusa Martins Lobato (mestranda 2008 – UFPA)
Profª Esp. Heloisa Helena Barbosa (mestranda 2008 – UFPA)
Profª Esp. Rosineide de Belém Lourinho dos Santos (mestranda 2007- UFPA)
Profª Esp. Sandra Suely da Silva Gomes (mestranda 2007- UFPA)
Frederico dos Remédios Correa (especialização 2008 – CEFET/PROEJA)
Adriane Suely Rodrigues do Nascimento (Bolsista de IC 2007 – UFPA)
Jaqueline do Nascimento Rodrigues (Bolsista de IC 2007 – UFPA)
Manuela Tavares Santos (Bolsista de IC 2008 – UFPA)
Bruna de Moraes Damasceno (Bolsista de IC 2009 – UFPA)
Lívia Fernanda Nascimento dos Santos (Bolsista de IC 2009 – UFPA
Heloisa Helena Meireles Bahia (Mestranda 2009 – UFPA)

LAGE/UFPA:
Profª Dra. Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos – UFPA
Profª Msc. Maria Auxiliadora Maués de L. Araújo (doutoranda 2008– UFPA)
Prof. Esp. Francisco Willams Campos Lima (mestrando 2008 – UFPA)
Prof. Esp. Maurício Luis Silva Garcia (mestrando 2007 – UFPA)
Prof. Esp. Vanilson Oliveira Paz (mestrando 2007 – UFPA)
Prof. Esp. Maria Celeste Gomes de Farias (mestranda 2007 – UFPA)
Prof. Esp. José Carlos Martins Cardoso (mestrando 2007 – UFPA)
Prof. Esp. Mônica Alcântara Martins (mestranda 2008 – UFPA)
Bruna Célia de Almeida Dias (Bolsista de IC 2007)
Simone da Silva Bittencourt (Bolsista de IC 2007)

PROJETO

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