Cadernos de Formação de Professores do Ensino Médio

“O Ministério da Educação dialogando com as Universidades e Secretários de Estado da Educação vem, nos últimos dois anos, estruturando um conjunto de ações para superar os grandes desafios do Ensino Médio brasileiro. Para enfrentá-los, várias propostas estão em elaboração e outras já foram apresentadas à sociedade. Umas das ações mais necessárias é a realização de Curso de Formação Continuada para Professores do Ensino Médio (…).

“[Foram produzidos seis cadernos contendo um] conjunto de temas fundamentados nas DCNEM, para subsidiar a formação continuada do professor. O objetivo é possibilitar a compreensão das DCNEM [Diretrizes Curriculares do Ensino Médio], criando um espaço para a reflexão coletiva acerca da prática docente e da importância da participação de todos os atores do processo educativo na reescrita do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). Essas discussões deverão nortear o (re)desenho do currículo do Ensino Médio. Essa etapa consistirá na abordagem dos seguintes campos temáticos: Sujeitos do Ensino Médio e Formação Humana Integral, Ensino Médio, Currículo, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico, Avaliação, Áreas de Conhecimento e Integração Curricular.

(Fonte: PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO (SEB-MEC) – Documento Orientador Preliminar, outubro/2013).

No Estado do Pará o Programa de Formação será realizado Pela Universidade Federal do Pará, sob a Coordenação do professor Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo, e pela Secretaria Estadual de Educação do Pará. Instituições como a Universidade do Estado do Pará-UEPA e o Instituto Federal de Educação-IFPA, são parceiras na realização desta formação.
Os cadernos podem ser acessados no link : http://www.emdialogo.uff.br/content/cadernos-de-formacao-de-professores-do-ensino-medio

Deixe seu comentário








(*)campos obrigatórios.

Copyright© 2013 GEPTE | Desenvolvido por Thales Campêlo